São Cipriano - O Bruxo - O Santo -


Cyprianus, conhecido como Bruxo, nasceu em Antióquia, localizada na antiga Pérsia, hoje Iran. Seus pais, vendo que o filho era talentoso, o que lhe permitia ganhar a admiração dos homens, indicaram-no ao sacerdócio dos deuses, e mandaram dar-lhe toda a instrução necessária para isso. Cyprianus aprendeu a arte de sacrificar ídolos. Ninguém conhecia os segredos da idolatria melhor do que ele.

Aos trinta anos, Cyprianus viajou para a Babilônia para aprender astrologia e numerologia, os mistérios e segredos dos caldeus. Além de utilizar nestes estudos o tempo que podia, se empregava no conhecimento de outras verdades, Cyprianus aumentou a sua iniquidade, ao dedicar-se inteiramente ao estudo da magia para conseguir, por esta arte, relações estreitas com os diabos, o que levou a uma vida simultaneamente tumultuada, libertina, escandalosa e impura.

Embora parceiro, Eusébio, que fora seu colega de escola, recriminasse Cyprianus pela sua má vida, tentava tirá-lo do profundo abismo em que o viu lançado. Este, no entanto desprezou as exortações e censuras do seu antigo colega e, usou sua inteligência infernal para ridicularizar os sagrados mistérios e os virtuosos doutores da lei cristã, por odio a qual veio a se unir aos bárbaros perseguidores para compelir os cristãos a negar Jesus Cristo.

A vida de Cyprianus atingiu o seguinte estado. Esmagar este infeliz recipiente de contumélias e desgraças com seu cajado e transforma-se em algo de bom. Então, somente a graça de Deus poderia operar tremendos milagres no seu coração.

Primeiro caso relevante antes da conversão

Em Antióquia vivia uma jovem chamada Justine, rica e bonita, que fora cuidadosamente educada em superstições pagãs por seu pai Edeso e sua mãe Cleydônia. Justine era dotada de uma inteligência rara e assim que ouviu os sermões de Prailus, diácono de Antióquia, abandonou as extravagâncias das práticas gentias e, abraçando a fé cristã, logo conseguiu converter seu próprio pais.

Depois do baptismo, a jovem citada tornou-se uma das esposas mais devotas de Jesus Cristo. Dedicou sua vida ao santo mestre e procurou por todos os meios preservar esta preciosa e delicada virtude. Por isto ela agia com rigor, modéstia e entregava-se à oração e à solidão. No entanto, um rapaz chamado Aglaides se apaixonou por ela assim que a viu e pediu seus pais em casamento, ao que Edeso e Cleydônia concordaram. Apesar dos empenhos e súplicas de Aglaides, Justine não aceitou o casamento.

Aglaides usou então a arte de Cyprianus, que na verdade usou os meios mais potentes de sua ciência diabólica para cuidar que Justine se tornasse amante de Aglaides. Ele entregou sacrifícios ​​​​aos demônios, que o prometeram resultados garantidos, atacando Justine com tentações e ameaças.

No entanto, Justine se fortaleceu com a proteção de Deus vencendo sempre as tentações demoníacas.

Irritado por não ter conseguido derrotar a garota, Cyprianus rebelou-se contra o demónio que estava ali e disse:

⸺ Sua força e grandes milagres não estão operando. Diga-me o motivo dessa mudança e quais armas estão sendo defendidas para inutilizar seus esforços.

O demónio sem saída, disse a verdade, afirmando que o Deus de Justine era o Senhor supremo do céu da terra e do inferno e que nada podia contra o sinal do crucifixo com que ela continuamente se protegia, assim que ele aparecia para tentá-la e foi compelido a fugir por causa da sombra do sinal da cruz.

⸺ Bem, se assim for, respondeu Cyprianus, estou muito propenso por me dedicar ao serviço deste Senhor, que pode mais do que tu. Se o sinal cristão te obriga a fugir, não quero mais abusar do teu prestígio, renunciarei a toda feitiçaria, confiando na bondade de Deus que me acolherá como seu servo.

O demônio estava irado devido à perda de muitos conquistados dos quais tomara posse de seus corpos. Porém, logo foi compelido a partir, pela graça de Jesus Cristo, que era dono dos seus corações.

Como resultado, ele foi desafiado a uma luta amarga contra Cyprianus e os inimigos de seu espirito aos quais venceu graças a devoção de Justine por seu Deus.

 Muito contribuiu para este resultado o seu amigo Eusébio, que Cyprianus de imediato foi procurar e disse entre lágrimas: “Meu grande amigo, chegou o momento feliz de reconhecer os meus enganos e espero o teu Deus, a quem já confesso, seja o único e verdadeiro, acolha-me entre os teus humildes servos, para o maior triunfo da tua benévola misericórdia ".

Eusébio ficou muito satisfeito com essa mudança milagrosa. Abraçou com carinho o amigo felicitou-o pela heroica decisão, encorajando-o a confiar sempre na verdade infalível de Deus, que nunca desampara aqueles que sinceramente o buscam.

Assim fortalecido, Cyprianus soube resistir com coragem a todas as tentações do demónio.

Por isso fazia constantemente o sinal da cruz, tendo sempre o santo nome de Jesus nos beiços e no coração. Os demônios, que permaneciam desapontados com a ineficácia de todos os seus truques, tentaram levar Cyprianus ao desespero, dizendo-lhe:

⸺ O Deus de Justine é o único verdadeiro, mas é um deus puro, um Deus que pune até os menores crimes com extrema severidade. A maior prova somos nós mesmos, os demônios, que por um único pecado de orgulho fomos sentenciados a um castigo extremo. Se é assim, como pode perdoá-lo Cyprianus? Por causa do seu erro fatal um lugar foi preparado para você nas profundezas do inferno. Portanto, não espere misericórdia. Retenha os olhos abertos para uma vida divertida, satisfazendo-se de todas as luxúrias”

Essa tentação realmente ameaçou a salvação de Cyprianus. O seu amigo Eusébio, consciente da crise que o abalou, encorajou-o e consolou-o, dando-lhe apoio e recomendando-lhe a benévola misericórdia com que Deus acolhe e perdoa a todos que se arrependem sinceramente, independente de seus pecados.

Então o próprio Eusébio o levou à assembleia dos fiéis, onde eram admitidos aqueles que desejavam aprender os mistérios da fé cristã.

No livro “Confissão”, o próprio Cyprianus diz que foi com respeito e piedade que os fiéis veneraram e homenagearam o verdadeiro Deus e isto tocou fundo no seu coração. Ele diz: "Eu fui neste coro cantando louvores para Deus e aclamando ao fim de cada salmo com Aleluia, tudo com respeitosa atenção e doce harmonia, parecendo estar entre homens santos

No final da cerimônia os presentes ficam surpresos pelo fato de um padre como Eusébio ter apresentado ao povo cristão naquela reunião sagrada, um bruxo.  E o bispo presidente ficou ainda mais surpreso, já que ele não achava que o apelo de Cyprianus era sincero. 

Comentários